domingo, 21 de outubro de 2012

Resumo da Baixa Idade Média ( 2)

 Com  o fim das invasões bárbaras, houve um período de paz na Europa, e dentro desse período esta a Baixa Idade Média compreendida dos séculos XI ao XV. Nesse período o Sistema Feudal entrou em decadência devido aos avanços tecnológicos no setor agrícola.
 Com as inovações agrícolas as terras dos feudos começaram a ficar pequenas para uma população que só tendia a crescer. Os habitantes queriam lucros então começaram a se aglomerar em volta de mosteiros e castelos para praticar a atividade comercial e assim surgiram os primeiros burgos.
  Nesta mesma época peregrinos europeus fizeram denúncias falando que os muçulmanos do Oriente Médio maltratavam os cristãos, logo o Papa Urbano II declarou uma guerra santa contra os muçulmanos. Foram convocados milhares de cristãos para essa guerra que foi denominada Cruzada e que tinha o objetivo de tomar a Terra Santa das mãos dos islâmicos.
  No total tiveram oito Cruzadas, e nelas lutaram todos os tipos de pessoas de todas as classes sociais , dos escravos até os mais nobres, e todos se viravam como podiam.
  No meio do caminho muitas pessoas saqueavam e vendiam os produtos roubados no caminho, isso fez com que o comércio dos burgueses aumentassem, e as vezes quando os cavaleiros conseguiam conquistar o território islâmico eles saqueavam as casas e pegavam jóias, tecidos e temperos para vender. As expedições fizeram com que muitos muçulmanos abandonassem o território próximo ao Mar Mediterrâneo, beneficiando os burgos italianos. No norte da Europa muitas regiões prosperaram criando uma nova classe que iniciou a dinamização econômica da Baixa Idade Média.
  O desenvolvimento comercial fez com que o sistema feudal entrasse em crise e que os moradores do campo migrassem pra cidade para virarem comerciantes, isso fez com que os senhores feudais chegassem a oferecer um pagamento mensal a seus criados para não o abandonarem.
 Nas cidades o crescimento do comércio fez com que  surgisse o capitalismo. Novas atividades surgiram e o poder aos poucos foi voltando as mãos do rei.

* Texto adaptado do site infoescola.com .
 Luana Q. - 3668

Nenhum comentário:

Postar um comentário